Olá, mundo!

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

9052414224

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma parceria inédita entre o Poder Legislativo de Taboão da Serra e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a maior ação de conscientização contra o abuso sexual de Crianças e Adolescentes na cidade, nesta sexta-feira, 18, quando se celebra o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A presidente da Câmara Municipal de Taboão, Joice Silva e o vereador Johnatan Noventa, autores da lei que cria a semana de alerta e prevenção contra o abuso sexual, realizaram blitz na região central da cidade junto com agentes da PRF e os vereadores Priscila Sampaio, Cido da Yafarma, Marcos Paulo, o Paulinho, Dr. Ronaldo Onishi e Rita da Saúde. O grupo conversou com motoristas e pedestres e distribuiu panfletos de conscientização sobre o tema.

“Tivemos uma boa recepção da população. Tanto motoristas quanto pedestres demonstraram apoio ao combate e a exploração sexual. Viemos às ruas conscientizar e sensibilizar as pessoas numa ação prática de educação e cidadania, em defesa da vida e de um futuro de paz para as nossas crianças. Só tenho que agradecer a todos que estiveram com a gente e a PRF pela parceria”, salientou a presidente Joice Silva.

Para o vereador Johnantan Noventa o balanço dessa ação foi muito mais do que positivo. “As pessoas que participaram conseguiram dialogar com quem passou pela nossa blitz. Os munícipes e motoristas receberam a nossa iniciativa muito bem. Quem recebeu nosso material parou para nos dar atenção mostrando a importância dessa ação que pretende garantir o futuro de paz para as nossas crianças”, afirmou o vereador Johnatan Noventa.

A Polícia Rodoviária Federal é uma das entidades que mais combatem a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A PRF mapeou quase 2,5 mil locais com risco dessa prática, ao longo da Régis Bittencourt existem seis locais de risco apontados.

“A importância de uma ação desse tipo é muito grande. Dá mais credibilidade as ações que realizamos e mostra as pessoas que esses crimes acontecem aqui. Esse tipo de campanha traz o cidadão para o nosso lado e mantem todos em alerta. Essa iniciativa foi fantástica. Para nós foi uma honra participar e desde já estamos à disposição para outras iniciativas”, observou o inspetor da PRF, Alencar.

A ação também foi acompanhada pela Secretaria de Assistência Social, a Guarda Civil Municipal, as coordenadorias da Igualdade Racial e a da Mulher, o Conselho Tutelar e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Taboão da Serra.

De acordo com a lei de autoria dos vereadores Joice e Johnantan, durante a semana contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a cidade deve promover ampla discussão visando o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual intrafamiliar e extrafamiliar.[/vc_column_text][vc_gallery type=”image_grid” images=”18994,18995,18993″ title=”Galeria de Imagens”][/vc_column][/vc_row]

Projeto do vereador Alex Bodinho prevê a criação do Dia do Agente Comunitário da Saúde

Na sessão desta terça-feira, dia 15, a Câmara Municipal de Taboão da serra aprovou quatro projetos. Entre eles está à iniciativa do vereador Alex Bodinho (PPS) que cria na cidade o Dia do Agente Comunitário de Saúde que será comemorado no dia 4 de outubro.

De acordo com o projeto aprovado serão realizadas ações e atividades específicas para homenagear os agentes comunitários, profissionais que compõe a equipe multiprofissional das unidades básica de saúde. Bodinho destaca que a atividade deles são fundamentais para a um atendimento mais humanizado dos pacientes.

“Hoje é um motivo de muita alegria, é o meu primeiro projeto [aprovado] nessa Casa de Leis. Estou no meu segundo ano de mandato e temos diversas propostas que estamos discutindo com os nossos pares. Sou um defensor da saúde pública e pretende ajudar a melhorar o atendimento com minha atuação parlamentar”, disse o vereador.

Alex Bodinho está em seu primeiro mandato e tem forte atuação na área da saúde. Ele afirmou que pretende incentivar outros eventos, como palestras e workshops, para a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde. “Hoje temos um grande número de profissionais atuando em Taboão da Serra, temos que pensar em ações que incentivem o trabalho dessas pessoas que dedicam parte de suas vidas a salvar e confortar a vida dos outros”.

______________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Maio de 2018
Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: Alex Bodinho está sem eu primeiro mandato como vereador de Taboão da Serra

Projeto aprovado na Câmara Municipal pretende empoderar adolescentes e promover igualdade de gênero

Empoderar mulheres desde a adolescência, promovendo ações de igualdade de gênero, contra o preconceito, iniciativas de valorização e respeito à mulheres é o objetivo central do projeto de lei de autoria da vereadora Priscila Sampaio, o “Meninas Empoderadas”. A vereadora quer enfrentar os problemas que impedem o crescimento pessoal e profissional da mulher por meio de projetos pedagógicos, ações socioculturais, oficinas. O projeto Meninas Empoderadas quer fazer o enfrentamento de questões como a violência doméstica, gravidez precoce, abuso e abandono sofrido por crianças e adolescentes.

Outro ponto importante que o projeto da vereadora Priscila Sampaio pretende contemplar é o combate à exposição de cunho sexual e difamatório em redes sociais, como os famigerados Top 10, que se tornaram práticas comuns nas escolas da rede estadual de Taboão da Serra.

“O Meninas Empoderadas quer promover a igualdade de gênero. A ideia surgiu em uma conversa com uma adolescente de 12 anos, grávida e sem perspectiva nenhuma de futuro. Meu desejo é que essas meninas sejam valorizadas, tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para enfrentar as adversidades, fora do ciclo de violência. Também vamos enfrentar a questão da depreciação das adolescentes em redes sociais”, observou Priscila Sampaio.

A vereadora já adiantou que pretende salientar a história de vida e superação de mulheres da cidade, que superaram dificuldades e se toraram referência em suas áreas de atuação. Para Priscila Sampaio é essencial ampliar os horizontes das meninas, plantar sonhos e semear esperança em forma de perspectivas de um futuro de sucesso e paz. Também disse que vai levar a história da presidente da Câmara, Joice Silva, primeira mulher eleita para comandar a Casa de Leis de Taboão da Serra.

“Esse projeto tem o objetivo de fomentar ações pedagógicas, socioculturais em que promovam o empoderamento dessas meninas. Queremos formar adolescentes líderes, empoderadas, conhecedoras dos seus direitos e com autoestima, para serem mulheres bem sucedidas e fortes”, salientou Priscila Sampaio.

______________________________________________________________________________

Foto: Leandro Barreira
Legenda: Projeto da vereadora Priscila tem o objetivo de empoderar os adolescentes e igualar os gêneros 

 

Dr. André Egydio cria Junho Vermelho em Taboão para estimular doações de sangue

O vereador Dr. André Egydio apresentou projeto de lei criando o Junho Vermelho, dedicado a realização de campanhas de incentivo a doação de sangue em Taboão da Serra para estimular a realização de campanhas e incentivo a doação de sangue na cidade. A escolha do mês não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. O vereador lembrou que doar sangue ajuda a salvar vidas. Disse que a finalidade da lei é reforçar e incentivar as doações de sangue.

“Temos o núcleo de doação de sangue no HGP e queremos garantir novos postos de coleta de doação. Para isso vamos realizar campanhas de incentivo a doação de sangue com ações de caráter motivador e educacional. Vamos motivar as famílias, escolas e comunidade em geral, durante o Junho Vermelho, mês símbolo da doação de sangue”, afirmou Dr. André Egydio.

Ele disse que o objetivo é reunir as secretarias de Saúde e Educação em ações durante todo o ano para promover as doações de sangue.

Historicamente, de acordo com dados dos bancos de sangue em junho o país experimenta a queda das temperaturas e, em seguida, as férias, que provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30%. É para suprir a necessidade desse período de baixa demanda de doadores que nasceu o Junho Vermelho.

Consequência

Qualquer queda em um banco de sangue pode provocar um desequilíbrio no fluxo de funcionamento dos hospitais, por exemplo, quando um paciente dá entrada em um hospital, sendo para uma cirurgia eletiva ou para um procedimento de urgência, não se sabe se ele precisará de sangue e de quanto vai precisar. O banco de sangue deve sempre estar abastecido para servir à emergência.

___________________________________________________________________________

Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: Dr. André Egydio: Junho Vermelho vem para estimular a doação de sangue 

Câmara Municipal aprova a criação do Dia do Condutor Escolar em Taboão da Serra

Na última terça-feira, dia 15, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que institui em Taboão da Serra o Dia do Condutor Escolar. A proposta de autoria da vereadora Érica Franquini prevê que a data seja comemorada sempre no dia 15 de julho. As comemorações passam a fazer parte do calendário oficial da cidade.

Segundo a vereadora Érica Franquini, a data não é uma mera homenagem a categoria. “Os condutores escolares merecem respeito e nossa admiração, esse dia é uma forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas, mas também uma oportunidade para a realização de palestras e cursos para qualificar ainda mais esses profissionais”.

Érica Franquini lembra o importante trabalho que é realizado pelos condutores para justificar a data de homenagem. “São pessoas que cuidam de nossas crianças, pessoas que merecem respeito e valorização. Todos nós temos que ter um olhar diferente, não são motoristas, são condutores, que levam nossos filhos para a escola e os devolvem em segurança em nossas casas”, afirma a vereadora.

Após ter sido aprovado na Câmara Municipal o projeto segue para a sanção do prefeito Fernando Fernandes. De acordo com a assessoria da vereadora Érica Franquini, a proposta é que já neste ano sejam realizados eventos em alusão a data.

_____________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Maio de 2018
Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: A vereadora Érica Franquini, autora do projeto que cria em Taboão da Serra a data comemorativa

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra promoverá Oficina Redação de Leis

[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_separator][vc_custom_heading text=”Objetivo: Ao final das atividades, esperamos que os alunos sejam capazes de identificar os diversos tipos de proposições e suas principais diferenças. Elaborar de acordo com a melhor técnica legislativa os diversos tipos de proposições.” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

IMPORTANTE: “Direcionado para Servidores da Câmara Municipal.”

Local: Sala de aula da Escola do Legislativo

Ministrante: Victor dos Anjos

Dias: 23 e 30/05 e 06/06

Carga horária: 09 horas

Horário: das 14 às 17 horas

NÚMERO DE VAGAS: 35 (trinta e cinco)

  • Conteúdo:
    • Artigo 59 – Constituição Federal 1988,
    • Lei Complementar 95/98,
    • Iniciativa das leis,
    • Elaboração e redação das leis,
    • Espécies normativas,
    • Requerimentos, indicações e ofícios,
    • Estrutura das leis – Redação das Leis (texto normativo).

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator][vc_custom_heading text=”Inscrições Abertas” font_container=”tag:h4|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.camarataboao.sp.gov.br%2Fpalestra-seguranca-digital%2F|||”][vc_separator][contact-form-7 id=”18939″][/vc_column][vc_column][/vc_column][/vc_row]

2607472554

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva, comemorou a reforma da quadra da Escola Estadual Gilberto Freire, no Parque São Joaquim, realizada com recursos obtidos pela deputada estadual Analice Fernandes. Em maio de 2017, Joice Silva recebeu uma comitiva de alunos da escola e quando perguntou ao grupo o  que fariam se fossem vereadores, recebeu a resposta unânime: “a gente mandaria reformar a quadra da escola”. Depois da visita a presidente encaminhou ofícios solicitando a reforma da quadra.

“Imediatamente depois de receber nossa solicitação a deputada Analice Fernandes conseguiu os recursos necessários para garantir a reforma da quadra e atender a reivindicação dos alunos”, disse.

Joice Silva agradeceu o esforço imediato da deputada para viabilizar os recursos e disse que a reforma da quadra foi inaugurada no começo do mês.

Fazia tempo que os 1.400 alunos da Escola Estadual Gilberto Freire estavam sem poder usar a quadra. A estrutura metálica foi recuperada, os pilares revestidos de concreto, foram colocadas novas calhas, a quadra recebeu pintura de piso e revisão das instalações elétricas e colocação de novos refletores.

A deputada Analice encaminhou uma solicitação para o FDE – Fundo de Desenvolvimento da Educação – órgão do Governo do Estado responsável pela reforma para que a obra também contemplasse a troca de alambrado, colocação de novas traves, fechamento de muro, e proteção das colunas para evitar acidentes com os alunos.

__________________________________________________________________________

Legenda: Depois de receber alunos da E.E Gilberto Freire a presidente Joice Silva  encaminhou ofícios pedindo reforma da quadra

Câmara Municipal aprova projeto que cria o Maio Amarelo em Taboão da Serra

Maio Amarelo agora é lei em Taboão da Serra. O projeto de autoria do vereador Marcos Paulo foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, dia 8, a iniciativa visa a conscientização e educação no trânsito, priorizando a defesa da vida. O símbolo da ação será um laço amarelo.

Segundo o vereador Marcos Paulo a aprovação do projeto cria no calendário oficial da cidade esse mês de conscientização. “Ficamos feliz com a aprovação do nosso projeto porque nasce uma nova bandeira na nossa cidade que é o Maio Amarelo, que busca a conscientização, desde as crianças até a terceira idade”.

Durante todo o mês de maio serão realizadas diversas ações, programas, palestras, campanhas institucionais e eventos que buscam ampliar a segurança no trânsito. “No trânsito todos nós somos pedestres e temos que buscar sempre formas de como salvar vidas, evitar acidentes e as sequelas que muitas vezes marcam a vida de pessoas que acabam se envolvendo em acidentes”, lembra o vereador Marcos Paulo.

Uma das primeiras ações de conscientização partiu do próprio legislativo. O prédio da Câmara Municipal estará iluminado de amarelo durante todo o mês de maio, como forma de alertar a população sobre a causa. “Tenho certeza que essa será uma grande bandeira da administração e da minha vereança, a preservação da vida e a conscientização das nossas crianças”, finalizou Marcos Paulo.

_______________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Maio de 2018
Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: Vereador Marcos Paulo é o autor do projeto que implanta o Maio Amarelo em Taboão da Serra

Comissão de Finanças e Orçamento realiza prestação de contas da prefeitura na próxima quinta-feira

A Comissão de Finanças e Orçamento realiza na próxima quinta-feira, dia 24, às 10h, audiência pública para prestação de contas da prefeitura no primeiro quadrimestre do ano. “Essa é uma oportunidade para os moradores da nossa cidade acompanharem como estão sendo feitos os investimentos e a nossa arrecadação”, afirmou Ronaldo Onishi, presidente da Comissão

A audiência é aberta ao público e imprensa. Nessa audiência está prevista a demonstração dos balanços financeiros além de uma exposição da atual conjuntura política do município pelo secretário municipal de finanças, Adelço Bührer Júnior.

De acordo com o vereador Ronaldo Onishi, a prefeitura de Taboão da Serra precisa ser cautelosa com os gastos. “Estamos vendo importantes cidades do país que não conseguem nem mesmo honrar o pagamento salarial dos seus servidores, então essa audiência é importante para que os moradores saibam como está sendo investindo os recursos municipais”.

A comissão de Finanças é composta pelos vereadores Ronaldo Onishi, Érica Franquini e Marcos Paulo. A audiência é obrigatória, a apresentação do cumprimento das metas fiscais do Executivo à Câmara está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.